Você sabia que sua cirurgia plástica tem prazo de validade?

Tudo na vida tem um prazo de validade e a cirurgia plástica não escapa desse fato. Ainda que seja após longo tempo, eventualmente será necessária uma nova intervenção cirúrgica – por exemplo, para trocar próteses, corrigir imperfeições ou resolver outros problemas.

Nem todos que se submetem a esse tipo de operação, porém, sabem disso, e se surpreendem quando precisam voltar à clínica ou hospital para repetir procedimentos, alerta o cirurgião plástico Tomaz Nassif, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, chefe do Serviço de Microcirurgia Reconstrutiva do hospital federal dos Servidores do Estado, professor do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da PUC-Rio e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital do Rio.

  “Os pacientes que valorizam a saúde, o bem-estar e a aparência são os ideais na manutenção dos resultados, pelo cuidado e controle da alimentação e pela atenção que dedicam à pele”, frisa o Dr. Tomaz Nassif.

 

Perguntas:


O prazo de 10 anos para a troca da prótese de silicone é bem extenso e pode levar ao esquecimento.Como se programar para tal procedimento? A validade de procedimentos pode variar? Que procedimentos e quanto?

Hoje estima-se que este prazo tenha se dilatado, devido ao aumento da qualidade dos implantes. Portanto, pode levar 20 anos para que se tenha que substituir uma prótese mamária. O que se aconselha é que as pacientes procurem o cirurgião assim que notarem qualquer alteração no volume, na consistência ou na cor da pele das mamas, além de sintomas como dor e desconforto, antes inexistentes.  Na ausência destes sinais, que se submetam a um exame clínico, acompanhado de mamografia e US(ultrassonografia) das mamas pelo menos uma vez a cada dois anos.Os diferentes procedimentos que fazem parte da cirurgia plástica estética, variam de duração e têm, cada um, características próprias.  É importante conversar sobre isto com o cirurgião, tomando conhecimento dos prazos normais de validade daqueles procedimentos que estejam sendo cogitados.  Alguns fatores podem interferir, alterando a validade, como a idade, a qualidade da pele, doenças associadas e outros.

No caso de implantes decorrentes de câncer de mama e pagos pelo SUS, como fica essa troca? Ela seria custeada de novo pelo Governo?

Sim, pois a indicação de substituição virá sempre acompanhada de uma alteração qualquer da normalidade, como por exemplo, o endurecimento da mama, chamada de contratura capsular.

A ANVISA determinou novas regras, mais rígidas, para os implantes e para as relações entre médico e paciente. O médico é obrigado a acompanhar a recuperação do paciente e a sua eventual necessidade futura? Como o senhor faz isso normalmente?

É feito através do CNIM – CADASTRO NACIONAL DE IMPLANTES MAMÁRIOS, onde os membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica possuem um número de acesso, para cadastrar um a um cada paciente que recebe um implante, acompanhado do número de referência deste, fornecido pelo fabricante.  Desta forma, fica muito fácil e rápido rastrear e consolidar informações sobre implantes colocados e retirados, problemas encontrados, etc. Além disso, o cirurgião plástico deve manter estreita relação com os pacientes portadores de implantes de silicone, marcando revisões periódicas.

A idade do paciente pode gerar mais problemas?

A idade pode ser um fator de variabilidade, mas não necessariamente em relação direta, como por exemplo, quanto mais idoso pior.

Cirurgias de remoção de parte corpórea, como a lipoaspiração, têm um prazo de validade também? Qual? Por que?

A remoção de gordura por lipoaspiração é procedimento duradouro, desde que o indivíduo não venha a alterar o seu peso de forma constante. Mas é evidente que as alterações naturais do envelhecimento, inclusive o acúmulo de gordura em determinadas áreas ou o aumento da flacidez da pele, continuarão a acontecer normalmente com o passar do tempo.

As cirurgias plásticas às vezes são vendidas como soluções rápidas, eficazes e duradouras. Por que raramente se ouve falar em prazos da duração?

Existe uma cultura consolidada em relação à cirurgia plástica, aqui no Brasil.  As pessoas convivem em casa e em suas relações sociais com diversos indivíduos que já se submeteram a alguma cirurgia plástica, além de ser uma conversa frequente nas rodas sociais. Portanto, já existe uma ideia consciente de que as cirurgias não são para sempre, ainda que algumas possam ser, como as cirurgias que modificam o esqueleto, como o nariz, por exemplo.  Mas entre as paredes dos consultórios dos cirurgiões plásticos estas e outras questões têm que ser informadas e entendidas, antes que se pretenda colocar o paciente na sala e operá-lo.  Mas também é verdadeira a premissa de que é melhor acreditar em soluções permanentes…e assim esquecer destes detalhes.

Os maiores problemas na relação médico-paciente são motivados pela falta de conhecimento em relação à validade de procedimentos? Não seria melhor esses fatos serem veiculados com mais frequência?

Não sei se esta assertiva é verdadeira.  Mas acho que esses fatos têm sim, que ser conhecidos pelos interessados, e veiculados com maior frequência pela mídia.

Os prazos podem ser afetados por uma cirurgia mal realizada? Como?

Claro que sim. Erro na tensão adequada da pele, cortes em localização errada, tudo pode afetar a qualidade e a durabilidade de uma cirurgia. Resumindo, uma cirurgia, qualquer que seja, não pode ser mal realizada. As consequências podem ser ruins e até trágicas.

Existem meios de se alongar os prazos de uma forma natural – como controlar a alimentação e/ou utilizar cosméticos especiais?

Claro que sim! Os pacientes que valorizam a saúde, o bem estar e a aparência são os pacientes ideais na manutenção dos resultados, pelo cuidado e controle da alimentação e pelos cuidados que dispensam à pele.  É sensível a diferença que a alimentação e alguns cosméticos podem exercer sobre os resultados de um procedimento estético cirúrgico, preservando e alongando os prazos de validade.  Recomendamos sempre que os pacientes procurem se cercar de profissionais destas áreas, como nutricionistas e dermatologistas.

No caso dos implantes mamários, como a troca ocorre a cada 10 anos, em média, pode ser feita sucessivas vezes durante a vida. Até quanto? Isto pode acarretar algum problema?

Não há maiores problemas em substituir implantes de mama várias vazes durante a vida.  Como as mamas estão em constante evolução ao longo da vida, é normal que pelo menos dois ou três eventos cirúrgicos ocorram, acompanhando a vida ativa da mulher, antes e depois da gravidez e algumas vezes por conta de algum distúrbio patológico das mamas.

Frederico Mattos

 

Fonte: Mundo Mulher

Speak Your Mind

*

Rinoplastia RJ - RIO - Cirurgia Plástica de Nariz - Cirurgia Plástica de Face - Cirurgia Plástica de Corpo - Cirurgia Plástica de Mamas - Consultório

"O Dr. Luciano B. Loss oferece uma ampla variedade de cirurgias e procedimentos para o aprimoramento estético da face, nariz, mamas, abdômen, contorno corporal e pele.
Atendendo pacientes do Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Brasilia e demais regiões do Brasil.

O Dr. Luciano B. Loss oferece uma ampla variedade de cirurgias e procedimentos para o aprimoramento estético
da face, nariz, mamas, abdômen, contorno corporal e pele.
CONSULTÓRIO 1: Av. Afrânio de Melo Franco, 141 - sala 502 - Ed. Melo Franco Medical Center - Leblon - Rio de Janeiro - RJ (Em frente ao Shopping Leblon)
CONSULTÓRIO 2: Rua Coronel Moreira César, 229 - Sala 1510 - Shopping Icaraí - Icaraí / Niterói - RJ

Aviso: as imagens presentes neste site são meramente ilustrativas e não correspondem à pacientes reais.
Desenvolvimento:Rapport Digital & Consultor de SEO | Parceria:Academia Brasileira de Coaching

Link que indico: Drª Tatiana F. Assad Loss — Ortodontia e Odontopediatria - Aparelhos ortodônticos Invisalign - Speed - Harmony
Cirurgia Plástica do Nariz ( Rinoplastia) RJ - Rio de Janeiro | Cirurgia Plástica do Nariz ( Rinoplastia) RJ - Rio de Janeiro
Cirurgia plástica RJ - Rio de Janeiro | Rejuvenescimento Facial | Cirurgia de pálpebras - Blefaroplastia | Cirurgia plástica para Orelha em Abano
Cirurgia plástica para aumento dos lábios | Sorriso gengival | Cirurgia plástica de preenchimentos | Cirurgia plástica do queixo (mento)
Plástica do Abdomen | Cirurgia plástica de Lipoaspiração e Lipoescultura | Prótese de Glúteo | Dorso e Torsoplastia | Braços e Braquioplastia
Mamoplastia de aumento - Silicone RJ | Mamoplastia redutora Mastopexia mamas | Ginecomastia Preços de cirurgias plásticas